terça-feira, 10 de março de 2015

Vida de Mestrando #00 - Definição e Perfil

“O cientista não é o homem que fornece as verdadeiras respostas; é quem faz as verdadeiras perguntas”. (Claude Lévi-Strauss)


Tive a ideia de fazer uma série de posts aqui no blog relatando minhas experiências no mestrado, e também dando algumas dicas para quem já está está ou quer começar na "vida acadêmica". Não estou dizendo que sou um exemplo a ser seguido, mas acho sempre bom compartilhar experiências para aqueles que estão com dúvidas.

Eu consegui trilhar esse caminho (e ainda estou conseguindo) por que tive pessoas muito boas que me ajudaram. Então se eu puder ajudar alguém que (assim como eu no início) tenha dúvidas desse caminho, será um prazer.

Nessa série de posts vou contar como foi meu caminho para conseguir entrar no mestrado e também quero dar dicas de ferramentas/métodos para auxiliar na pesquisa. Como disse, não sou o melhor do melhor do mundo um expert, mas quero tentar ajudar.

Nesse primeiro post quero começar do básico: as diferenças entre o Lato Sensu e o Stricto Sensu, bem como, um breve perfil das pessoas que seguem a vida acadêmica. Vamos lá ...


Existem dois grandes grupos de cursos, divididos em Stricto Sensu (do latim "Sentido Restrito") e o Lato Sensu ("Sentido Amplo").

Na categoria Stricto Sensu, incluem-se os mestrados (acadêmicos e profissionais), doutorados e pós-doutorados, tendo como foco principal a formação de pesquisadores e professores universitários. Dessa forma, esse tipo de curso é mais indicado para quem pretende seguir carreira acadêmica.

Por outro lado, a categoria Lato Sensu, contêm cursos para quem já tem ou pretende ter uma rotina diária de trabalho e busca aperfeiçoamento profissional. Nessa categoria então, concentra-se as especializações e MBAs.

Vale lembrar que, embora os cursos Stricto Sensu sejam indicados para profissionais que querem seguir carreira acadêmica, é normal encontrar também pessoas que atuam em empresas. Já para seguir carreira acadêmica é indispensável o diploma de um curso stricto sensu.

Uma maneira de se decidir qual caminho optar é pensando no dia-a-dia dos cursos de cada uma das categorias. Nos cursos lato sensu, os horários são moldados para se acomodar com a rotina de quem trabalha, assim, são mais breves e as atividades podem ser realizadas nas horas livres. Por outro lado, os cursos de mestrado e doutorado requerem mais horas de dedicação (tanto de dia como a noite), sendo a princípio com dedicação integral (não é regra, mas algumas universidades/orientadores podem exigir isso).

Encontrei uma tabela muito interessante que resume o perfil dos profissionais de cada área, e que pode ser útil para a tomada de decisão:




Fonte: Guia do Estudante


Acho que o mais importante é refletir bastante sobre qual área mais adequada para cada um e "mergulhar-de-cabeça". Não acredito que exista um caminho bom e outro ruim, ambos exigem dedicação e pessoas comprometidas. 

A princípio pode ser uma decisão difícil escolher um lado, assim, é intressante que o graduando realize estágios em empresas e também faça algum tipo de iniciação científica, para ter uma ideia a respeito desses "dois mundos".

Como eu optei pela carreira acadêmica, vou focar esses posts nessa área (no próximo texto quero escrever sobre como foi meu caminho para ingressar em um mestrado).


Espero que gostem. Se tiverem dúvidas ou sugestões, fiquem a vontade para deixar comentários.

Até mais,


Dih Negretto

Um comentário:

  1. Caramba que post maravilhoso!
    Achei fantástica a ideia de você escrever posts assim.
    Pode acabar incentivando outras pessoas no geral.
    :D

    ResponderExcluir