terça-feira, 21 de abril de 2015

Esquentando para Os Vingadores 2 - Sobre o Ultron nos Quadrinhos


Dia 23 de abril chegará aos cinemas brasileiros o filme Os Vingadores 2: A Era de Ultron, que reunirá mais uma vez a equipe de super-heróis da Marvel formada por Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro, e dessa vez, como o próprio nome sugere, os Vingadores terão um embate com Ultron.

Para ir esquentando para o filme e contendo um pouco a ansiedade até dia 23, resolvi fazer esse post para resgatar as origens do Ultron nos quadrinhos e comentar, brevemente, algumas características do personagem e algumas alterações que serão feitas para o filme.

O Ultron, é um robô super-vilão e inimigo clássico dos Vingadores (embora já tenha lutado também contra o Quarteto Fantástico e os Inumanos) e fez sua primeira aparição nas revistas da Marvel em 1968, na HQ "Avengers" nº 54.

Diferentemente do que provavelmente o novo filme da Marvel mostrará, o Ultron não foi criado por Tony Stark (Homem de Ferro), mas sim pelo Dr. Hank Pym, o Homem Formiga (que em breve também ganhará um filme), como fruto de um de seus projetos de Inteligência Artificial.

Como em várias histórias de ficção, Hank Pym vê sua obra ganhar consciência, após ter sua mente modificada por ondas cerebrais de seu mestre, e se rebelar, voltando-se contra seu próprio criador. Pym ainda é hipnotizado pela sua criação, que apaga-lhe parte de sua memória, fazendo-o esquecer completamente sua existência. 

Com a independência mental adquirida, Ultron torna-se capaz de fazer diversos upgrades de si mesmo, sendo que na HQ "Avengers" nº 55, é identificado como Ultron-5. A aparência visual e os poderes de Ultron variam bastante no decorrer das histórias, porém algumas de suas características principais, além do auto-aperfeiçoamento, são força, resistência, durabilidade, velocidade supersônica, raios hipnotizantes, controlar computadores a distância e, como todo bom projeto de Inteligência Artificial, calcular previamente as possibilidades de erro e prevenir-se, sendo assim um grande estrategista.
O corpo desse robô super-vilão é constituído de Adamantium, um metal praticamente indestrutível (criado no Universo Marvel), e o mesmo presente nas garras e esqueleto do Wolverine. (Curiosidade: provavelmente a Marvel não usará o termo Adamantium no filme, visto que os direitos desse termo estão com a Fox. Assim, a Marvel deve referir-se ao Vibranium, que é o mesmo material do escudo do Capitão América).

Ultron também foi responsável pela criação de dois seres super poderosos, o Visão (que possivelmente aparecerá no filme, visto as cenas do trailer), feito através de uma cópia androide do Tocha Humana original, e Jocasta, uma robô de aparência feminina que seria a sua eterna companheira.

Em resumo, podemos esperar um grande vilão para os Vingadores e, com certeza, diversas cenas de batalhas épicas. Agora, é manter a ansiedade sob controle e torcer para que dia 23 de abril chegue rápido.

Até mais,

Dih Negretto

Um comentário:

  1. Ultron é épico a começar pelo nome.
    Conheço pouco sobre ele nos quadrinhos em si. Mas fiquei fascinada ao vê-lo no trailer de avengers 2.
    Ansiedade define.

    http://anniebitencourt.com.br

    ResponderExcluir