sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Os Games que Marcaram Minha Vida ...


"O que não mata, te faz menor - já dizia o Super Mario."

Conforme a gente vai ficando velho amadurecendo, vamos perdendo um pouco o tempo que temos para nos dedicar aos Games. Porém, por mais que a vida queira nos impor vários compromissos, um Nerd/Gamer de verdade sempre vai achar um tempinho para upar alguns leveis, passar algumas fases ou estourar alguns miolos de zumbis.

Pensando nisso, tive a ideia de escrever esse post contando um pouco dos jogos que marcaram minha vida (sempre é bom sentir aquela Nostalgia).

Gostaria de deixar claro que, esta não é uma lista com os melhores jogos que já joguei, não é um top X dos melhores games, e não quer dizer que todos os jogos são bons (para mim são, mas para muitos podem não ser). Essa lista é apenas para comentar sobre games que fizeram parte de minha vida e que, por algum motivo pessoal / temporal / circunstancial, me marcaram.

Obs: a lista está organizada aleatoriamente.

Vamos lá ...

"Vivo ou Morto, você vem comigo" - Robocop
O primeiro jogo dessa minha lista é Robocop versus Terminator (SNES). Esse jogo me marcou por ser o primeiro jogo do meu primeiro video-game.

Meus pais me deram de presente o Super Nintendo logo no começo em que foi lançado. Naquela época, a Nintendo ainda não tinha definido o Super Mário World como o cartucho padrão no momento da compra. Assim, meu primeiro jogo foi um crossover de dois elementos clássicos da cultura Nerd, o policial robô Alex Murphy e o Exterminador.

Um fato engraçado é que eu era o único entre meus amigos que não tinha o cartucho do Super Mario World, (o que deve explicar a minha falta de cordenação nesse jogo =) ) assim, eu tinha que empresta-lo de meus amigos para poder jogar.


O segundo game na minha lista está aqui por um motivo parecido com o anterior: Tom Clancy's Rainbow Six foi o primeiro jogo de computador que eu tive. 

Ainda existem jogos que são vendidos em revistas?
Não lembro a idade que eu tinha na época, mas lembro muito bem quando meus pais compraram nosso primeiro computador e eu escolhi esse jogo (que na época vinha em uma revista, isso ainda existe? UAHuAHa). Meu primeiro computador tinha Windows 98 (com o tema da Natureza, em que o ícone virava uma abelha) e minha prima que estudava Analise de Sistemas na época, veio em casa ajudar a instalar o jogo.

Era um jogo bem difícil, especialmente naquela minha idade, mas lembro que passei bastante tempo jogando. Eu não tinha muita noção de estratégia e também não sabia usar o mouse muito bem, então vocês podem imaginar o quanto demorei para passar as fases (e não cheguei a zerar).


"Alfa vá!"



Continuando a lista, está um jogo que me marcou muito e que até hoje faz parte da minha vida. Se você tem mais de 20 anos, com certeza também viveu a "febre Pokémon" e nada mais marcante que Pokémon para Game Boy.

"Quem é esse Pokémon?"



Eu ainda tinha meu primeiro computador, e meu amigo me mostrou o emulador  do Game Boy Color com o Pokémon Blue. Fiquei maluco. Agora eu poderia ser um treinador de Pokémons assim como o Ash era no desenho (afinal, no Brasil, diferentemente de outros países, o anime chegou primeiro que o jogo). Fantástico!

Foi aí então que ele gravou o emulador e o rom em um disquete (sim, disquete) e eu pude começar esse vício que dura até hoje. Já joguei as outras versões Yellow, Red, Green, Silver etc ... E hoje eu ainda tenho o emulador e a rom do Fire Red em meu celular =)

Continuando ...
E como não lembrar da época das Lan-Houses??? E como não lembrar de um dos jogos fundamentais para a popularização das lan houses??? E como não lembrar de quando a galera gritava: "Na Faquinha!!!!"??? Isso mesmo, estou falando do bom e velho Counter Strike.

"Fire in the role"

Esse jogo dispensa apresentações e com certeza marcou a vida de muitas pessoas. Gastei uma boa grana nas lan houses na época, mas tenho a convicção de que valeu cada centavo.

Frases como "Coloca na Aztec!!!", "Head Shoot!!!" e "Na Faquuuuuuiiiinhhhaaa!!!", entre tantas outras, vão ficar marcadas na minha memória.

Por fim, mas não menos importante, um jogo que para muitos é horrível, mas que me marcou e, assim como Pokémon, faz parte da minha vida até hoje. Estou falando do MMORPG em 2D, Tibia.

"O primeiro dragão a gente nunca esquece."
Tibia foi o jogo responsável por me inserir nos jogos RPG online. Fiquei maluco quando me deparei com aquele cenário medieval, com Guerreiros, Paladinos e Magos (embora essa minha lista tenha 3 jogos de ação, RPG é meu estilo preferido). 

Lembro que quando comecei a jogar Tibia, a internet era discada e eu esperava angustiado chegar as 14hrs do sábado, em que o pulso era único, para poder entrar na internet e tentar entrar no Tibia. Isso mesmo, TENTAR, pois o servidor ficava lotado e eu gastava horas tentando conectar (fico admirado com a minha determinação e vontade naquela época =) ). E assim foram horas e horas de jogatinas.

Hoje eu ainda jogo Tibia, mas não tão hardcore como antigamente.


Acho que é isso, esse post ficou bem grande. Então, se você teve coragem de chegar até aqui, deixe nos comentários os jogos que marcaram sua vida.

Até mais!

4 comentários:

  1. Nossa, Rainbow Six foi o primeiro jogo que eu joguei na vida. Meu pai tinha ele no pc e eu achava simplesmente fantástico o jogo. Eu não conseguia ficar viva por 2 minutos mas enfim.
    Gostei da lista.

    ResponderExcluir
  2. #Tibão.. Pokemão, CS.. Rainbow nostalgia total e tibia nem se fala " Tibia Proxy Alô". #NostalgiaFTW

    ResponderExcluir
  3. Confesso que CS eu jogava num PC de um colega meu que tinha uma mancha bem onde ficava a mira o que tornava o jogo um pouco mais fácil, mas sempre fui Noobão à ponto de desenhar o cara na parede e não acertá-lo.

    E jogos que me dão uma certa sensação de Nostalgia são Contra do SNES e Crash Bandicoot do PSOne.

    Gostei Blog e os Filmes citados abaixo já estão na minha lista.

    ResponderExcluir
  4. Grandes jogos! tu ja jogou Poketibia diego? jogaço, é pokemon online na plataforma igual do tibia, procura por pokexgames no facebook ou no google, viciante!
    Abraço

    ResponderExcluir