quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A Vingança dos Nerds

"Bazinga!"

"Um garoto magricelo, com óculos de lentes "fundo-de-garrafa", debruçava-se sobre um livro com uma capa estranha. Ela sentiu vontade de perguntar-lhe o título, mas se conteve. Estava sentada em uma mesa ao lado, bem de frente à prateleria de livros de poesias, na qual estava presa uma placa com os dizeres "Favor manter silêncio dentro da biblioteca".

Pensou então em aproximar-se e conversar com o estranho garoto, que agora parecia estar falando sozinho. Estava quase levantando de sua cadeira quando caiu em si: "O que vão pensar de mim se me verem conversando com ele?". Pegou então seu celular e foi se encontrar com um grupinho de outras garotas do lado de fora da biblioteca.

O garoto, que não notara nada, vestiu seu moletom do Flash, colocou os fones de ouvido e foi para sua casa com uma pilha de livros em baixo dos braços."

--------

Uma cena como essa parece de filmes da Sessão da Tarde, daqueles filmes anos 80/90 em que a garota popular do colégio começa a se interessar pelo garoto Nerd.

"Um garoto de programas"

Magricelo (ou gordo), com óculos, aparelhos nos dentes e interesses "estranhos", esse era o estereótipo dos Nerds, também muito conhecidos como CDFs. Mas isso parece estar mudando ultimamente (pelo menos, parece que a opinião que as pessoas "normais" tem dos Nerds está mudando) ...

"Seja legal com os CDF's - aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas. Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles" Essa frase, atribuída a Bill Gates (se você não sabe quem é Bill Gates, desligue seu computador e vá ler um livro), parece que nunca fez tanto sentido como nos dias atuais.

Em um tempo em que os computadores e a Internet é o que move a vida das pessoas, e as empresas de maiores expressões mundiais são justamente empresas desses ramos, não parece nada estranho que a mente por trás delas seja de um nerdizinho do passado.

Microsoft, Apple e Facebook

Sim, isso mesmo, os Nerds hoje em dia estão em capas de revistas e jornais, ou melhor, nas páginas web de revistas e jornais. Então, existe sim, e é cada vez maior, a chance de você vir a trabalhar para um deles.

E não só isso, os Nerds estão lançando moda até em seriados de televisão. Veja o exemplo da série The Big Bang Theory, na qual os protagonistas são 4 Nerds (3 físicos e 1 engenheiro), sendo que o "maior na escala de nerdice" é um dos personagens mais aclamados atualmente - Sheldon Cooper!

"Smart is the new sexy!"


Você já deve ter visto garotos e garotas vestindo camisetas de Super-Heróis, referências a Games ou algo das "interwebs" da vida. Óculos com armações grandes e até aparelhos de dentes já não são ridicularizados na moda (não acredita em mim? Veja essa matéria sobre jovens que estão colocando aparelhos dentários falsos http://migre.me/oFU54 ).
Porém, muitas dessas pessoas não são Nerds, mas querem se vestir como eles (é, quem diria: Ser Nerd está na moda). Muito disso se deve a seriados, como por exemplo, o já citado The Big Bang Theory, e também à grande explosão dos grandes estúdios de cinema com filmes como Os Vingadores, Homem de Ferro, O Senhor dos Anéis e muitos outros.

Não estou aqui para criticar/julgar essas pessoas que querem parecer Nerds. Muito pelo contrário, acho que essa aproximação dos "trouxas" com os Nerds tem muito a acrescentar na sociedade. Os Nerds, ao contrário do que se pensava antigamente, são pessoas que tem muito a ensinar. Parafraseando Os Paralamas do Sucesso: "Por trás dessas lentes tem um cara legal".

Então, se você ainda é uma dessas pessoas que acham que os Nerds (ou se você ainda os chamam de CDF's), são uns babacas, "Think Different".





“Isto é para os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os que são peças redondas nos buracos quadrados. Os que veem as coisas de forma diferente. Eles não gostam de regras. E eles não têm nenhum respeito pelo status quo. Você pode citá-los, discordar deles, glorificá-los ou difamá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Eles empurram a raça humana para frente. Enquanto alguns os veem como loucos, nós vemos gênios. Porque as pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo são as que, de fato, mudam.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário